Wednesday, March 05, 2008

Por que ter um blog sobre fotografia ?

Eu mesmo fiquei a fazer essa pergunta por um bom tempo, quando a idéia inicialmente me veio à cabeça. Sempre abominei a popularização dos blogs (não a idéia em si, que fique claro), que ultimamente têm se tornado a versão moderna dos diários adolescentes, com a exceção de que estes ainda possuíam seu "charme" peculiar, ao menos nas minhas lembranças de infância, principalmente ao fuçar sorrateiramente os queridos e bem guardados pensamentos e confissões das minhas colegas de classe no colégio. O que vejo hoje é uma confusão de frases, imagens e verbarrogia soltos, poluindo toneladas de páginas com fundos rosa shock e me dando dor-de-cabeça ao tentar interpretar textos que mais parecem ter sido escritos numa língua ininteligível.
A idéia de escrever e manter este blog me pareceu uma solução natural ao meu aprendizado sobre fotografia. Sou um auto-didata, e não tenho pretensões de frequentar formalmente qualquer curso de fotografia. Apesar disso, fotografia tem se tornado uma paixão (melhor seria dizer obsessão) nos últimos 18 meses, período no qual tenho explorado muitas das possibilidades técnicas da minha primeira câmera DSLR, uma Canon 400D (também conhecida como Rebel XTi em solo estadunidense). Agora que me sinto razoavelmente confortável em relação à parte técnica, percebo o quanto ainda tenho que aprender sobre o lado "artístico" da fotografia.
Já dei meu primeiro passo ao adquirir alguns livros não-técnicos sobre essa forma de arte que tanto me fascina, além de diariamente passar horas olhando, apreciando e criticando (quase sempre mentalmente) fotografias pela internet, sempre tentando me ater à técnica utilizada. Mas justamente por conhecer as falhas do meu próprio método auto-didata é que decidi compartilhar minhas descobertas, pensamentos e tropeços durante essa nova fase de aprendizado, pois me identifico bastante com aqueles que aceleram e otimizam seu aprendizado através do registro deste.
Espero compartilhar aqui muitas experiências, práticas ou teóricas, acerca da fotografia em geral, mas mais especificamente sobre fotografia digital. Técnicas de utilização da câmera, dicas sobre composição, luz, assuntos, utilização de programas para retocar e melhorar fotografias digitais, enfim, tudo o que eu julgar que seja de boa valia ao meu aprendizado será registrado neste espaço. Espero também poder reler constantemente estes registros para uma auto-crítica construtiva e comparativa conforme eu aprimorar minhas modestas habilidades como fotógrafo amador. Acho que, enfim, estou também a reviver meus anos dourados de adolescência e construindo meu próprio diário.

No comments: